Recicla

Próxima paragem: a linha da folia

É Carnaval e ninguém vai levar a mal que faça uma escapadinha de comboio. Pelo contrário, o ambiente agradece!

Se costuma celebrar esta quadra do ano num dos principais focos de folia do País, temos uma sugestão para lhe fazer: este ano, deixe o carro na garagem e opte por chegar ao seu destino sobre carris.

Viajar pela linha ferroviária tem inúmeras vantagens. Além de aproveitar a viagem para descansar, tem a oportunidade de apreciar as diferentes paisagens que vão surgindo ao longo do percurso. Se viajar com amigos pode aproveitar para pôr a conversa em dia e acertar os últimos preparativos para o Carnaval. Caso vá sozinho, use o tempo para ler ou ver a sua série favorita. Tudo com a vantagem de viajar num dos meios de transporte mais amigos do ambiente. Sabia que uma viagem de carro produz nove vezes mais dióxido de carbono do que se percorresse a mesma distância de comboio? Assim sendo, junte os amigos e a família e aproveite a proximidade das estações para se divertir sem limites e sem preocupações!

  • Ovar: Para chegar até ao Carnaval de Ovar tem duas linhas disponíveis: a Linha do Norte, se partir de Lisboa, e a de Aveiro, se viajar do Porto. Organizado desde 1952, este é o maior acontecimento turístico da região: os grandes corsos envolvem mais de duas mil pessoas, provenientes de escolas de samba e de grupos carnavalescos.
  • Mealhada: O Carnaval Luso-Brasileiro da Mealhada começa a 21 de fevereiro e termina no dia 25. Assim como nos últimos dois anos, além dos tradicionais corsos diurnos, existe um desfile noturno marcado para a noite de 24 de fevereiro. Se quiser dar um pezinho de samba neste carnaval, viaje na Linha do Norte.
  • Torres Vedras: Conhecido como o “Carnaval mais português de Portugal”, escolheu “Magia e Fantasia” como tema da edição de 2020. A festa dura seis dias e, além dos desfiles e dos carros alegóricos satíricos, distingue-se pelas matrafonas. É também o “mais verde de Portugal”, pois desde 2013 que implementa medidas sustentáveis, nomeadamente a possibilidade de compra de um copo reutilizável, para evitar os copos descartáveis. Os comboios para Torres Vedras são regionais e interregionais e passam na Linha do Oeste.
  • Elvas: Vai na 24.ª edição e é intitulado pelo município como o “maior” da região, esperando receber mais de mil foliões.  A noite de dia 21 de fevereiro vai contar com a apresentação das coreografias dos grupos carnavalescos e na tarde dos restantes dias decorre o desfile de carros alegóricos. A Linha do Leste leva-o até a este carnaval.
  • Loulé: Acontece há mais de 100 anos e a cidade não para durante os cinco dias de festa. Este ano, a região também vai ser mais amiga do ambiente, visto que todos os copos distribuídos pelos bares do recinto serão 100% biodegradáveis. Para festejar a data “à grande e à louletana”, só tem de apanhar um comboio da Linha do Sul ou da Linha do Algarve.