Recicla

Rasgar não é opção, mas reaproveitar sim!

Provavelmente tem no canto da sala um cesto com revistas e jornais velhos e não sabe o que fazer com eles. A solução passa por dois caminhos distintos, mas com o mesmo fim sustentável: reciclar e reutilizar.

É no ecoponto azul que o papel deve ser colocado, para reciclagem. Este gesto ajuda a reduzir as emissões de gases do efeito estufa, por exemplo, contribuindo para a preservação do ambiente. Ao contrário do vidro, o papel não é 100% reciclável: devido à qualidade das suas microfibras, só pode ser reciclado cinco a sete vezes.

Assim sendo, o melhor é prolongar-lhe a vida. Como? Reutilizando. Com um pouco de imaginação pode dar uma finalidade completamente diferente a folhas de papel usadas, por exemplo. Veja algumas das opções que separamos para si:

  • Blocos de notas. Sabe aquelas folhas que foram utilizadas para imprimir um texto da faculdade ou um documento importante para o trabalho, mas que agora estão na secretária sem utilidade? Pois bem, pode fazer um bloco de notas com elas. Para isso, apenas tem de as cortar do tamanho que quiser e agrafá-las na parte superior. Depois é só utilizar o verso da folha que está em branco para fazer anotações.
  • Argolas para guardanapos. Aproveite os rolos de cartão do papel de cozinha e do papel higiénico para fazer argolas para os guardanapos. Basta cortá-los à medida, pintá-los e decorá-los com o que quiser – fitas, botões, lantejoulas – ou forrá-los com tecido.
  • Etiquetas. Se possui uma resma enorme de cartões de visita, de que já não precisa, converta-os: utilize o lado branco e faça etiquetas resistentes. Podem ser utilizadas para identificar caixas, pastas arquivadoras, cadernos, livros, entre outros materiais de organização e arrumação.
  • Trabalhos manuais. Em vez de comprar cartolinas e papéis para fazer trabalhos manuais com os seus filhos, opte por dar-lhes as revistas que já não lê, para que façam algumas colagens ou figuras de origami. Com cartão recortado e pintado, pode fazer mobiles para o quarto dos mais novos ou bases para copos.
  • Compostagem. Os panfletos publicitários que vivem dentro da sua caixa de correio podem ser mais úteis no jardim. Como? Ao rasgá-los, ou até mesmo ao triturá-los, podem servir para composto.

Muitas destas ideias podem ser postas em prática em família: desta forma, todos se divertem e ajudam a preservar o ambiente.

Subscrever Newsletter