Recicla

Reciclar é ainda mais simples

Saber qual o destino a dar a cada embalagem vai ser mais fácil, graças à nova iconografia da Sociedade Ponto Verde (SPV), que acrescenta algumas dicas aos já conhecidos ícones dos ecopontos. O objetivo é que se recicle mais e melhor.

Os símbolos dos ecopontos azul, verde e amarelo foram renovados. Mas agora surgem também novos selos com legendas, de modo a tornar ainda mais precisas as regras de separação. Assim, identificam cada componente de embalagem e os diferentes tipos de material, acrescentando recomendações sobre os procedimentos a adotar antes da colocação no ecoponto.

Deste modo, a embalagem passa a ser a própria mensagem. Um exemplo: é sabido que as embalagens de plástico devem ser colocadas no ecoponto amarelo; mas, com esta nova iconografia, o consumidor é relembrado de que, primeiro, deve esvaziá-las, espalmá-las e colocar a tampa.

Este é o desafio que a SPV lança aos fabricantes de embalagens e às marcas, convidando-os a, mais uma vez, juntarem-se à missão de promover comportamentos mais sustentáveis e, em concreto, boas práticas de separação.

A SPV acredita que, quando a embalagem passa a mensagem, todos ganham: ganham as marcas, que ajudam o consumidor; ganham os consumidores, que aprendem o que fazer; e ganha o ambiente, com o aumento da reciclagem.

Porque regras mais fáceis e mais claras vão, certamente, ser um incentivo à separação das embalagens. Passe a mensagem: vai haver mais razões para olhar para os rótulos das embalagens.

E para que não sobrem dúvidas, o essencial está neste vídeo: