Recicla

Reinvente os utensílios de cozinha

Sim, é possível criar objetos de decoração a partir de velhos utensílios de cozinha. Se tiver utensílios de cozinha que já não usa, não os deite fora: junte-lhes uma dose de criatividade e transforme-os em objetos decorativos. Parece-lhe difícil? Deixamos-lhe algumas sugestões simples para que possa deitar mãos à obra.

  • Bengaleiro com colheres: Pode criar peças de decoração bastante originais e úteis, como um bengaleiro. Os materiais de que vai precisar, tirando as colheres, claro, são: uma tábua de madeira, ganchos para pendurar, pregos e tinta em spray. Comece por espalmar o cabo das colheres, enrolando depois a parte côncava para que se assemelhe a um gancho. O passo seguinte é pintá-las. Prenda os ganchos na parte de trás da tábua de madeira, à frente posicione as colheres a intervalos regulares e fixe-as com um prego. E está feito!
  • Vaso a partir de chávena: Se tiver em casa chávenas com algumas falhas, não as deite fora, pois pode criar pequenos vasos com elas. Apenas vai precisar de terra, plantas, feltro e pedrinhas decorativas. O primeiro passo é furar o fundo da chávena, para que a água possa escoar. De seguida, forre-a com feltro, para evitar que a terra saia pelo orifício que acabou de fazer. Cubra, então, com um pouco de terra, coloque a planta no centro e acrescente terra, até ficar bem estável. O último passo é decorar o seu novo vaso da forma que mais lhe agradar: nós sugerimos adicionar pedrinhas de jardim.
  • Porta-brincos com um ralador: Este projeto é muito fácil e rápido de fazer. Com apenas dois materiais – ralador, daqueles com quatro faces, e tinta em spray – vai conseguir fazer um porta-brincos bastante original. O único passo é pintar o ralador da cor que desejar. Se quiser conferir um toque mais personalizado à peça, pode, por exemplo, colar pérolas ou fazer pintinhas com um pincel mais fino. E depois é só prender os seus acessórios na grelha.
  • Candelabro com batedor de varetas: Alguma vez pensou que o batedor de varetas que usa para fazer bolos aos fins de semana podia dar um candelabro original? Mas, acredite que dá! Basta colocar uma pequena vela (tipo tealight)  no seu interior e pendurá-lo, com a ajuda de um fio, no teto da cozinha. Caso esteja enferrujado, pode pintá-lo.
  • Candeeiro escorredor: Ao contrário do que parece, transformar um escorredor num candeeiro de cozinha é tão fácil que é difícil resistir. Vai precisar de um escorredor (daqueles redondos), um cabo para candeeiro, um casquilho, um tubo roscado, uma chave de fendas e um alicate. Comece por perfurar o escorredor bem ao centro com a ajuda de uma broca. De seguida, corte o cabo da suspensão e retire o casquilho original. Descarne os dois fios. Passe o cabo pela abertura que fez no escorredor e depois por dentro do tubo roscado e ligue os fios nos polos do casquilho. Enrosque o tubo roscado no casquilho, encoste o casquilho ao escorredor e aperte bem. Descanse os fios junto ao copo e faça a ligação elétrica ao teto. O último passo é colocar uma lâmpada e está pronto!

Junte todos os ingredientes e crie novos objetos para decorar a sua casa. Sem esquecer de reciclar o que é reciclável!