Recicla

Restaurante Líquen: “Respeitar a natureza que nos dá alimento”

O lado mais puro e genuíno dos Açores revela-se à mesa deste recente projeto que quer ser um tributo à generosidade com que a terra e o oceano brindaram o arquipélago

O novo restaurante do mediático chef Ljubomir Stanisic vive em comunhão total com a natureza exuberante do arquipélago dos Açores e é a ela que vai buscar a sua razão de ser. Desde logo o nome remete para um organismo que nela vive, o líquen, vivo e mutante, numa simbiose entre um fungo e uma alga. O objetivo é, com o mínimo de artifícios, levar a natureza açoriana à mesa, com total respeito pelas características dos ingredientes locais.

O chefe encontra nos Açores “a matéria que me faz sonhar e comandar, idealizar e cozinhar”, entre os cheiros da montanha e os seus, nas vacas que a pastam e na carne e no leite que produzem, no mel que sai das colmeias, nas ervas, vegetais e flores que vão crescendo ao ritmo da profícua humidade do Arquipélago.

Da cozinha à mesa brilham o leite das vacas da família Gago da Câmara, proprietária do hotel Furnas Lake Forest Living — onde o restaurante se insere — o ananás de São Miguel, a folha de mostarda, a hortelã da agrofloresta junto à esplanada e a folha de conteira apanhada na montanha em redor. O restaurante segue, por isso, a linha do projeto do clã Gago da Câmara que de uma casa de família fez nascer um alojamento comprometido com o ambiente e a sustentabilidade.

A maioria das “vilas” é revestida com madeira de criptoméria, produzida na ilha, ainda que originária do Japão. A arquitetura inspirou-se nos antigos graneleiros, os celeiros rústicos locais, que foram propositadamente erguidos acima do solo húmido. Hoje, as vilas de formato retangular estão erguidas sobre pequenos pilares de cimento acima de um espelho de água refrescante. Desta forma promove-se a permeabilização dos terrenos.

Na propriedade, com 103 hectares, existem vários trilhos pedestres, árvores de fruta, piscina, matas e jardins. A plantação da floresta que abraça o resort coube a membros da família proprietária, e cresce nas imediações há cerca de 20 anos, enquanto no interior dos alojamentos é comum encontrar elementos da natureza, como o tronco de uma árvore que morreu na floresta e aqui ganha nova vida. Todas as amenities são orgânicas.

Líquen by Ljubomir Stanisic
Furnas Lake Forest Living, Estrada Regional do Sul, Lagoa das Furnas, São Miguel, Açores
Tel.: 296 584 107