Recicla

Reutilize gota a gota

O Dia Mundial da Água assinalou-se este domingo, dia 22, mas nunca é tarde para lembrar como preservar este recurso.

Todos nós sabemos que é fundamental poupar água. Mas usá-la de forma inteligente e sustentável é também reutilizá-la. Aproveitamos a efeméride e sugerimos-lhe algumas ideias simples para melhor tirar partido deste recurso natural.

  • Use um balde no chuveiro: Sabia que pode estar a gastar mais de cinco litros de água sempre que liga o chuveiro e fica à espera que a água atinja a temperatura ideal para que possa entrar? Coloque um balde para recolher esta água e utilize-a em outras atividades domésticas, como regar as plantas do quintal, lavar o carro ou ainda para as limpezas de casa.
  • Recolha a água da chuva: Estamos na primavera, de certeza que já ouviu o provérbio “abril águas mil” e, por isso, sabe que é provável que ainda chova. Assim sendo, sempre que chover, aproveite para recolher a água da chuva. Na varanda, por exemplo, pode colocar baldes ou alguidares. A água pode ser reaproveitada para inúmeras tarefas, basta dar asas à imaginação.
  • Guarde a água da massa: Se fizer esparguete à bolonhesa para o jantar não deite fora a água onde cozeu a massa. Esta pode ser reutilizada para regar as plantas, cozer os legumes para uma sopa ou servir como descarga da sanita, evitando, assim, o uso do autoclismo.
  • Água dos copos: Por vezes vai até à cozinha para servir-se de um copo de água. No entanto, encheu demasiado o copo e não bebeu a água até ao fim. Não a deite fora! Pode sempre reutilizá-la para fazer um chá, ou cozer massa ou legumes. Basta ir juntando essas sobras num jarro ou dispensador.
  • Guarde a água das plantas: Se tiver plantas em casa, coloque um prato por baixo do vaso para que este consiga armazenar a água das regas. A água que ficar no recipiente pode ser utilizada na próxima rega e assim por diante.
  • Olho no desumidificador: A sua casa é bastante húmida e precisa de solucionar o problema com um desumidificador? Se sim, saiba que pode utilizar a água recolhida por este aparelho, por exemplo, para o ferro de engomar ou para o borrifador.

A água é um recurso natural finito e, por esse motivo, é importante arranjar soluções para utilizá-la mais do que uma vez. Gota a gota, estes pequenos gestos vão fazendo a diferença!