Recicla

Sabia que “Do Velho Se Faz Novo”?

Há um talão que o vai deixar com a sensação de “dever cumprido”. É o que vai receber se levar as suas garrafas de plástico PET às lojas aderentes ao projeto “Do Velho se Faz Novo”. Saiba como.

Do Velho Se Faz Novo” é o projeto-piloto que tem como objetivo levar os consumidores a devolverem as garrafas de plástico do tipo PET, depois de utilizadas, a vários supermercados, para que sejam recicladas e, desse modo, resultem em novas embalagens. Deste gesto, resulta um talão, cujo valor corresponde ao número e ao tamanho das unidades que entregou e que pode vir a ser descontado na loja escolhida. Se preferir doar o valor que arrecadou a uma instituição de solidariedade social também é possível. Assim, estimulam-se comportamentos ambiental e socialmente responsáveis e fecha-se o ciclo daquele material.


Para já, o projeto abrange um total de 23 pontos de recolha espalhados de norte a sul do país. As superfícies comerciais aderentes têm instaladas máquinas de recolha automática, para que possa colocar as velhas garrafas de plástico PET não reutilizáveis.

O processo é simples: basta colocá-las uma a uma dentro da máquina, com tampas e com o rótulo, não devendo ser espalmadas nem conter líquidos. São aceites garrafas de água, de sumo, de refrigerantes e de bebidas alcoólicas. As restantes, como é o caso das embalagens de óleo, detergente, de champô e outros produtos alimentares, de limpeza e de higiene pessoal, devem continuar a seguir para o ecoponto amarelo.

Esta é uma iniciativa da Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, da Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas e da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que se juntaram por acreditarem que “quando do velho se faz novo, todos ganham”. E quanto mais embalagens – neste caso, de plástico – forem encaminhadas para reciclagem, o planeta ganha certamente!