Recicla

Sabores do Parque: em nome do desenvolvimento do Alto Lima

Longe de ser um restaurante igual aos outros, o Sabores do Mezio cumpre a preceito todos os passos do ciclo da sustentabilidade

Na Porta do Mezio, no concelho de Arcos de Valdevez, rodeado pela paisagem única e envolvente do Gerês, região tão pródiga em produtos singulares, este é o espaço ideal para mobilizar os consumidores e os produtores locais para o aproveitamento do potencial das raças autóctones, das variedades regionais e do receituário tradicional. Só através deste objetivo se consegue promover os circuitos curtos de comercialização, sensibilizar a sociedade para o consumo sustentável e para a manutenção dos agro-sistemas locais como fatores de desenvolvimento e de resiliência dos territórios rurais, o que é determinante para o equilíbrio do próprio país a longo prazo.

O restaurante Sabores do Parque começa por comprar — diretamente e a preço justo — os ingredientes autóctones aos produtores locais “guardiões da biodiversidade da região”, assinala Joaquim Dantas, mentor do projeto em parceria com a ARDAL — Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima. Desta forma, o restaurante acaba por privilegiar o uso de ingredientes frescos e sem agrotóxicos ou conservantes químicos, valorizando os sabores locais, a consciência ambiental e a responsabilidade social.

À mesa chegam ingredientes maioritariamente biológicos e regionais, como é o caso do feijão Tarrestre (das Serras da Peneda e Soajo), da laranja de Ermelo, do vinho verde, da broa de milho, da vitela de raça Cachena, do cabrito da serra, ou das galinhas autóctones, confecionados seguindo o receituário tradicional. Em nome da agrobiodiversidade e da preservação do património genético das espécies autóctones e das variedades regionais, cada cliente é sensibilizado para a particularidade do que aqui se serve. No final, existe também grande preocupação em completar o ciclo, minimizando os excedentes e apostando na reciclagem dos resíduos orgânicos consumidos por galinhas autóctones.

Mais do que um restaurante onde tudo, da raiz às práticas diárias, converge para a sustentabilidade, trata-se de um projeto integrado que anseia, a partir do Mezio, tornar esta região um local mais justo, equilibrado e harmonioso.

Sabores do Parque
Porta do Mezio, Arcos de Valdevez. Tel.: 258 510 100