Recicla

SalPoente: a sustentabilidade à mesa em Aveiro

O convite esta semana é para conhecer o SalPoente, considerado sustentável e ecológico pela Sociedade Ponto Verde.

E se recebesse um convite para jantar num velho armazém de sal? Acharia estranho? Talvez, mas é possível viver essa experiência se estiver de passagem por Aveiro. No SalPoente degusta-se comida com alma portuguesa, com um toque contemporâneo, num espaço onde se respeitam os produtos e o ambiente.

Mesmo em frente à ria de Aveiro, no Cais de São Roque, o restaurante, que se caracteriza por ser especialista em bacalhau, aposta, também, em produtos da região, como os bivalves, as algas e a flor de sal. Estes elementos fundem-se em muitos dos pratos assinados pelo chef Duarte Eira.

Uma refeição no SalPoente acaba por ser uma viagem temperada de história, onde a sazonalidade se faz sentir: é que o menu sofre algumas alterações consoante as estações do ano.

Sendo um restaurante de fine dining, o desperdício alimentar é quase inexistente. Em 2015, o SalPoente foi distinguido, pela Sociedade Ponto Verde, como o “Restaurante mais sustentável e politicamente ecológico do país” e as alterações sustentáveis não se deixaram ficar apenas por esse ano. “Os sistemas de autoclismo sofreram atualizações e ficaram mais sustentáveis e tecnológicos. Todas as luzes do restaurante são LED. Reciclamos essencialmente o cartão e o vidro e não utilizamos materiais descartáveis. Em breve, devido ao projeto da Mistolin, vamos utilizar gorduras, como óleos e azeites, para criar um detergente de loiça”, aponta o guest relations, Enmanuel Sabino.

As referências a Aveiro vão desde a carta até à decoração. O espaço manteve as características dos antigos armazéns de sal, as paredes estão decoradas com pinturas alusivas à região e a escolha das outras peças de decoração tendeu para marcas portuguesas.
Para ter a experiência completa aproveite para chegar até ao restaurante de moliceiro.

SalPoente
Canal de São Roque, 82/83, Aveiro
Tel.: 234 382 674 | 915 138 619