Recicla

Sentir a natureza na Imani Country House

Na Imani Country House a experiência de se encontrar em plena natureza pode ser verdadeiramente imersiva. Situado numa serra alentejana, perto de Évora, este hotel orgulha-se de não ter poluição sonora ou luminosa, permitindo uma harmonia entre hóspedes e ambiente.

A sustentabilidade começou logo na construção, já que este hotel reaproveitou boa parte da estrutura da quinta dos anos de 1950 que ali existia. Manteve tudo o que foi possível aproveitar, desde vigas, subtelhas até telhados.

“Fomos dos primeiros hotéis boutique sustentáveis e já abrimos há dez anos. Preocupamo-nos com um turismo sustentável e amigo da natureza”, explica uma das colaboradoras, Vera Rosado.

Aqui as preocupações ambientais são diversas. Esta propriedade de 12 hectares consegue reciclar 80% de todos os seus resíduos, fornecer toda a água quente através de energia solar, aproveitar os materiais orgânicos da limpeza da quinta para aquecimento no inverno e produzir frutas, legumes e azeite de forma natural, sem recorrer a químicos.

Os hóspedes também são incentivados a economizar água e produtos de higiene e limpeza, através de um manifesto verde, disponível em cada quarto, que alerta para esta questão.

A Imani Country House conta com apenas sete quartos, todos ligados ao exterior, onde se encontram as piscinas e os jardins. Para as refeições no restaurante Improvável são utilizados os legumes da quinta, e para os pequenos-almoços e welcome drinks recorre-se às laranjas e limões da propriedade.

A filosofia de conservação e preservação do ambiente é também passada aos hóspedes logo à chegada: afinal, como diz Vera Rosado, “assim que os clientes chegam veem que estão completamente rodeados de natureza”. “Acho que a melhor maneira de incentivar este tipo de preocupações é poderem estar num espaço como o nosso e perceberem o quão importante é ter uma paisagem intocada”, comenta.

Neste espaço, é possível aproveite o contacto com a natureza fazendo birdwatching ou biosound, com as empresas associadas ao hotel. Quem preferir uma caminhada, pode, por exemplo, visitar o Cromeleque dos Almendres, um dos maiores e mais antigos da Península Ibérica.

Imani Country House
Quinta de Montemuro, Guadalupe
Tel:  925 613 847