Recicla

Six Senses Douro Valley: cuidar da paisagem e ajudar a comunidade

Bem integrada na margem sul do rio Douro, entre vinhas centenárias, esta unidade hoteleira dispõe de um Laboratório da Terra, onde dá a conhecer a sua política ambiental

O mobiliário é da região e na loja vendem-se souvenirs, objetos de arte e produtos gourmet produzidos no Douro. Foi criado um Fundo de Sustentabilidade — onde vão parar doações, 0,5% das receitas gerais, metade das receitas com a venda de água no restaurante e as vendas do brinquedo colocado nos minibares — para apoiar a comunidade. As verbas auxiliam “Os Afonsinhos” e a “Bagos D’Ouro”, instituições que promovem a educação de crianças e jovens carenciados do Douro; e a AEPGA (Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino), que preserva o Burro de Miranda.

Parte do Fundo de Sustentabilidade aplica-se na recuperação da floresta do Vale Abraão, que enquadra o hotel, com 60 quartos e mais uma dezena em finalização. Criou-se uma espécie de “berçário” de plantas no Jardim dos Eucaliptos, promovendo-se plantações e limpezas. A lenha resultante da poda e limpeza alimenta as lareiras e fornos do hotel. Para contactar com a natureza, penduraram-se “ninhos” de descanso em algumas árvores, há locais de piquenique, subidas às árvores e até caças ao tesouro para crianças. Os hóspedes acedem a mapas de percursos pedestres para fazer na floresta.

Os menus do Restaurante Vale de Abraão são sazonais e há um forno de lenha para cozer pão e preparar pratos saborosos. Servem-se produtos frescos da região e também vegetais, plantas e aromáticas, colhidos no jardim orgânico da unidade. Desse jardim saem, por outro lado, alguns ingredientes usados nos tratamentos de Spa, em complemento aos tratamentos à base de citrinos e uvas. A água, a pedra e a madeira são os elementos sustentáveis presentes no Spa do Six Senses Douro Valley

O Six Senses Douro Valley preocupa-se, também, com a monitorização diária dos consumos de água, gás e eletricidade, sendo as lâmpadas todas LED. Duas vezes por semana, um coletor certificado recolhe os diferentes lixos, incluindo o orgânico. Também se faz compostagem de resíduos orgânicos e o composto fertiliza a horta. Através da iniciativa Fun Clean (que inclui funcionários do hotel, proprietários e trabalhadores de quintas vizinhas), recolhe-se lixo nas imediações do hotel, com a curiosidade de já se terem sido encontrados sapatilhas, brinquedos e até volantes! O Six Senses aderiu ainda ao projeto Rios, da Associação Portuguesa de Educação Ambiental e tornou-se “guardião” de 500 metros do ribeiro que passa na propriedade. Irá “monitorizá-lo e criar condições adequadas para a fauna e flora”.

Six Senses Douro Valley
Quinta Vale de Abraão, Samodães, Lamego. Tel.: 254660600