Recicla

SPV mobiliza Portugal para a reciclagem com campanha inovadora

“É só desta vez…” é a frase que dá o mote para a nova campanha de sensibilização da Sociedade Ponto Verde (SPV) que vem pôr os portugueses a pensar na importância de todos participarmos no processo de reciclagem. Processo o qual só no primeiro semestre de 2019 permitiu reciclar embalagens com o peso equivalente a 450 aviões.

Nesta campanha, e com o objetivo de transformar a reciclagem num ato de cidadania, num tom mais provocador e desconcertante, a SPV desafia os portugueses a encarar a separação das embalagens com a seriedade que o planeta e o ambiente exigem. O filme publicitário da campanha usa comportamentos socialmente incorretos para provar que uma vez são sempre “vezes a mais”.

Criada pela agência “O Escritório”, a campanha estará presente em todo o país em diversos suportes de comunicação e é uma forma de a SPV cumprir o seu compromisso de mobilizar toda a sociedade para a necessidade da reciclagem.

“Separar todo o tipo de embalagens e em todos os contextos é o único comportamento que efetivamente se traduz num impacto positivo para o ambiente. Através desta campanha, a Sociedade Ponto Verde pretende destruir a ideia de que separar de vez em quando já representa uma preocupação ambiental suficiente. Esta campanha insere-se na nossa estratégia “Recicle, sempre”. E é isso que queremos que os portugueses façam: reciclem todas as embalagens, todos os dias e em todos os lugares.”, afirma Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV.

Face a um cenário em que 7 em cada 10 lares portugueses fazem a separação das embalagens, é preciso incentivar o comportamento das pessoas para a separação total e não de forma parcial, ou seja, separam apenas algumas embalagens e não todas. Confrontados com metas europeias cada vez mais exigentes, é urgente mudar comportamentos e reforçar a ideia de que todas as embalagens contam.

Entre outubro e dezembro a campanha estará presente em televisão, rádio, imprensa, cinema, no digital e em suportes publicitários.

Ficha Técnica do filme:
AGÊNCIA: O ESCRITÓRIO
Creative Director: Nuno Jerónimo
Account Director: Mariana Figuerola
Account Manager: Mariana Lameirinhas
Copywriter: Sérgio Gomes
Art director: Gilberto Barros

Equipa:
Realização: Augusto Fraga
Direção de Fotografia: André Szankowski
Produção Executiva: João Vilela e Ricardo Estevão
Direção de Produção: Alexandra Ribeiro & Ana Ribeiro
Chefe de Produção: Luís Gonçalves
Assistente de Realização: Sérgio Matos
Direção de Arte: Rui Pina