Recicla

Tem bolas de ténis antigas? Aposte na reutilização

Sabia que as bolas de ténis não são recicláveis e demoram, em média, 2.500 anos para se decompor? Pois é. Mas isso não significa que, depois de irem a jogo, já não tenham utilidade. Se tiver aí por casa algumas, não as atire para o lixo. Ora leia.

Apesar de já não terem utilidade para o jogo, pela pressão de ar perdida, as bolas de ténis são bastante resistentes e por isso é possível dar-lhes um novo uso com um toque de criatividade.

Deixamos-lhe algumas ideias:

Decoração
Para emoldurar espelhos, podem ser usadas bolas de ténis cortadas ao meio e pintadas a gosto, permitindo, por exemplo, colocar em toda a volta fotografias ou notas com pioneses.

Outra utilidade é transformando estas bolas em suportes para velas. Para este efeito basta fazer um pequeno corte para as achatar e cortar um terço no lado oposto para que a vela possa entrar ou ficar aí encaixada.

Cabide multiusos
Para pendurar chaves, correio, fios de auscultadores ou de carregadores. Se fizer um pequeno golpe numa bola de forma a caber o que pretende que fique pendurado vai descobrir uma grande utilidade nas bolas de ténis. Basta fixa-las ou cola-las numa parede ou ombreira, por exemplo, e pendurar aquilo de que precisa, encaixando na zona em que deu o golpe.

Suporte para telemóvel
Para fazer um suporte de telemóvel o ideal é utilizar duas bolas. O primeiro passo é cortar uma delas ao meio e ficar com duas metades. Na segunda bola é preciso fazer um corte quase até ao fim num dos terços e retirar essa parte, como se vê na imagem.

De seguida, recorrendo à cola, junta-se uma das metades da primeira bola à segunda e o suporte fica concluído. Depois, pode dar-lhe outra cor ou ainda adicionar um golpe na base deste suporte para fazer passar o fio de carregamento.

Guarde as suas bolas de ténis antigas, prolongue-lhes o seu tempo útil de vida transformando-as numa destas opções.