Recicla

Tree in the Bottle, o champô que se transforma numa árvore

Há uma nova vida escondida nos champôs da O’right. Após o uso, pode enterrar as embalagens no solo e depois é só esperar que germinem… é que em cada uma há uma semente pronta a reflorestar o planeta

Foram precisos dois anos para a O’right, marca taiwanesa de produtos capilares eco-friendly, projetar e fabricar a inovadora e ecológica “Tree in the Bottle”. Trata-se de uma garrafa desenvolvida a partir de materiais biodegradáveis, como frutas e vegetais, que se dissolvem naturalmente quando enterrados no solo e se transformam em árvores, pois, no seu fundo, estão sementes de azevinho, uma espécie autóctone rara, ameaçada de extinção em Portugal. Entre outros prémios que a marca detém, esta ideia valeu-lhe, em 2013, o galardão Red Dot Design Award (Melhor do Melhor Design).

Por detrás desta inovação está a história pessoal de um empreendedor, o fundador da O’right, Steven Ko, que após a morte dos pais e do seu historial clínico de alergias decide tomar medidas de proteção contra a exposição a substâncias químicas, introduzindo no mercado produtos de cuidado capilar naturais, tendo em vista uma humanidade mais saudável. Os produtos O’right incluem agentes orgânicos com aminoácidos à base de glicosídeo e não contêm desreguladores endócrinos, corantes, plastificantes ou quaisquer outras substâncias nocivas. Por outro lado, as embalagens são feitas à base de papel vegetal, casca de arroz selvagem e sementes de flores da estação, impressas com tintas de soja não tóxicas. As tampas são de bambu.

Implementada há cerca de um ano em Portugal, de momento, a marca está ainda a estabelecer-se no mercado enquanto procura sensibilizar cada vez mais a população para a utilização de produtos mais sustentáveis e menos nocivos para a saúde e o ambiente. Além disso, diz Adriana Pereira, responsável do marketing da LVM, representante da O’right no nosso país, “o feedback dos portugueses tem sido muito positivo. Temos tido inclusivamente escolas a quererem visitar-nos para saberem mais acerca de todo este conceito.”

Entretanto, se quiser estar a par das novidades, a Tree in the Bottle está presente nas redes sociais como o Facebook ou o Instagram.