Recicla

Um “hotel” sobre rodas para as próximas férias

A pensar em como vai passar as férias de verão este ano e como irá evitar aglomerados de muitas pessoas? Sugestão: comece por escolher um “hotel” privativo e com rodas. Exatamente: uma autocaravana!

Verão é sinónimo de relaxar e de passear. O nosso país tem imensos recantos para conhecer e explorar, por isso, uma road trip com a família é uma boa opção para as próximas férias. Comece por escolher o alojamento, que é como quem diz, a caravana ou a carrinha. Há modernas, vintage, coloridas, completamente equipadas ou apenas com o essencial – são muitas as opções. E não precisa investir na aquisição, pois há a possibilidade de alugar uma à sua medida.

Este verão espera-se diferente do habitual dada a realidade de pandemia que o mundo está a vivenciar. Mas, ao volante de uma caravana, com a família de cintos postos, as férias “grandes” podem transformar-se numa boa aventura sustentável.

Afinal, este tipo de viagens pode trazer-lhe vantagens como aprender a poupar recursos e a produzir menos lixo. Durante a viagem terá oportunidade de aprender a viver apenas com o essencial, pois o espaço será bastante reduzido, assim como a repensar a forma como utiliza os recursos.

No entanto, para proteger o ambiente, é importante estacionar e pernoitar em parques próprios, sobretudo para que possa desfrutar de eletricidade e de água, mas também para que possa reciclar o seu lixo e despejar as águas residuais da casa de banho, que podem provocar um grande impacto ambiental se forem escoadas indevidamente. Além disso, o parqueamento em locais apropriados ajuda na preservação de arribas e dunas, que, muitas vezes, os condutores desconhecem estar a invadir ao parar em determinadas bermas.

Enquanto o verão não chega, faça planos: trace um roteiro pelos caminhos de Portugal, identifique os pontos a visitar e os locais onde pode estacionar. Depois, é só entrar em contagem decrescente…

E aproveitar a viagem destas para, afastado das multidões, estreitar laços com a família e com a natureza.