Recicla

Um toque de viajante na decoração da casa

O vintage está (sempre) na moda. E, se, por acaso, encontrou uma mala de viagem antiga e esquecida num cantinho da arrecadação está na hora de lhe dar uma nova vida.

Já não vai viajar com ela, mas pode perfeitamente incorporá-la na decoração da sua casa.  Sacudido o pó, coloque, pois, mãos à obra.

Comece por escolher-lhe uma nova cor para a parte de fora e depois decida como a vai forrar novamente por dentro. Pode utilizar, por exemplo, sobras de tecidos, diversos tipos de papel, partes de roupa que já não veste. Assim, torna-se útil, tanto aberta, como fechada.

Se optar por lhe dar um novo uso aberta, tem várias opções. Desde um espaço para colocar livros, pequenos vasos com flores, criar uma garrafeira, ou ainda oferecer uma nova cama ao seu amigo de quatro patas.

Para isso, vai precisar de dois suportes de prateleira em formato L e de os aparafusar, do lado de fora da mala, à parte da dobradiça, recorrendo à ajuda de um berbequim. De seguida, adicione quatro pés, como se de uma cadeira se tratasse. Também pode dispensar os pés e colocá-la simplesmente sobre o soalho.

Se pretender utilizar a mala fechada pode transformá-la numa mesa de apoio. É necessário torná-la rígida o suficiente, de modo a não abaular com o passar do tempo. Sugerimos-lhe que crie uma estrutura de madeira recorrendo a duas tábuas de comprimento igual ao da base e quatro estacas de madeira, com a mesma altura da mala. Pregue as tábuas, nas duas extremidades das estacas, e insira a estrutura dentro da mala, que ficará pronta para se tornar a sua nova mesa.

Também é possível transformar a sua antiga companheira de viagens numa casa de bonecas. Basta decorá-la nesse sentido, criando uma porta e janelas do lado de fora e adicionando uma prateleira do lado de dentro para fazer dois andares, por exemplo.

Inspire-se e preserve as suas memórias de viajante, ao mesmo tempo que dá um toque de decoração sustentável à sua casa.