Recicla

Uma horta em casa? Meta as mãos na terra

Viver na cidade não é impeditivo de ter a sua própria horta e colher os seus próprios vegetais. Que tal começar por cultivar ervas aromáticas? Não é preciso muito…

É sabido que a jardinagem faz bem ao corpo e à mente. O mesmo pode dizer-se da agricultura caseira, que, além de ocupar o tempo e ajudar a treinar os músculos, proporciona alimentos mais saudáveis, pois não têm aditivos químicos.

Como diz Susana Caseiro, autora da aplicação de agricultura urbana e biológica em português “Plantit Horta em Casa” e do blogue “Cultivos da Caseiro”: “As plantas fazem muita diferença na vida das pessoas”.

É precisamente Susana que nos ajuda a, passo a passo, ter uma pequena horta no jardim ou na varanda. O mais importante para começar é ter vontade. Posto isto, é só colocar as mãos na terra.

 1.º Ter uma horta não implica necessariamente ter plantas no chão, por isso, comece por escolher um vaso e certificar-se de que a plantação irá ter pelo menos seis horas de sol por dia. O recipiente onde irá colocar as sementes pode ser de qualquer material, mas, atenção, há requisitos importantes a ter em conta:

  • O vaso deve ter pelo menos 20 centímetros de profundidade;
  • Entre 20 a 30 centímetros de diâmetro;
  • Ter capacidade para drenar o excesso de água.

2.º É preciso escolher o que plantar. Comece por ervas aromáticas, pois são versáteis, já que “têm um efeito ornamental, podem ser utilizadas como condimento, e para benefícios medicinais”. Além disso, são mais fáceis de manter. E, como o leque de sementes à escolha é bastante vasto, opte pelas ervas que mais aprecia, de modo a tirar o melhor partido da sua horta.

3.º Depois de semear, é preciso regar. Se o espaço for pequeno, é suficiente utilizar um regador, mas também pode optar por um sistema de auto rega, que não é necessariamente automático, basta que permita reter a água dentro dos vasos.

4.º Mais do que regadas, as plantas têm de ser alimentadas. Isto é, há que dar-lhes fertilizante pelo menos duas vezes por mês. A blogger propõe várias opções, como composto orgânico, humos de minhoca, ou então criar o fertilizante em casa. E deixa uma receita: ferva seis cascas de banana, durante cinco minutos, num litro de água; coe o líquido, depois de frio; e dilua-o em água, regando depois.  

Agora que já sabe como pode começar uma pequena horta ponha mãos à obra e crie a sua plantação biológica. Pode sempre aventurar-se por outras plantas, como os tomates ou os morangos.