Recicla

Vá de férias e leve a sustentabilidade

Entre as deslocações menos poluentes, as estadias mais amigas do ambiente e as ações mais acertadas ecologicamente, aqui ficam algumas dicas de como passar umas férias sustentáveis.

Comecemos pelas deslocações. Se ir de férias é sinónimo de passar uns dias fora de casa, não se esqueça de que existem diversas formas de chegar ao destino. Viajar de avião tem um grande impacto na emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. Além de que, nesta altura, há mesmo restrições. Se for possível, escolha ir de comboio ou de autocarro. Na cidade ou localidade onde ficar alojado, evite o aluguer automóvel e fique a conhecer a região através dos transportes públicos, a pé ou de bicicleta.

Existem diversos alojamentos eco-friendly um pouco por todo o país. Por exemplo, em Peniche, o Surfers Lodge foi feito a partir da reutilização de madeiras dos barcos velhos da região, ou a Casa Vale da Lama, em Lagos, inserida numa quinta ecológica.

Onde quer que fique, tenha uma estadia sustentável: não peça para mudarem todos os dias a roupa de cama ou as toalhas; use a água com moderação, evitando deixar as torneiras abertas enquanto se ensaboa, por exemplo; faça o mesmo com as luzes – abra as cortinas, deixe entrar a luz natural e desligue os candeeiros. Como em casa.

Se for explorar uma região e conhecer os seus pontos turísticos, não se esqueça de levar uma garrafa ou um cantil para ter sempre água por perto.. Se levar farnel, não deixe restos e embalagens pelo caminho: se não encontrar um caixote do lixo e ecoponto, guarde num saco até ser possível deitá-los fora corretamente.

Se optar por fazer refeições nos próprios restaurantes e é adepto de levar o que sobrou para comer mais tarde, leve antecipadamente as suas embalagens para trazer o que restou, evitando a utilização de embalagens descartáveis e talheres de plástico. Outra boa ideia é escolher produtos locais. 

Vai comprar souvenirs? Leve consigo um saco reutilizável, onde poderá guardar essas pequenas lembranças. Se conseguir, escolha algo artesanal e local e evite as compras por impulso. 

A reciclagem não tira férias. Há sempre um ecoponto por perto, mas, se não o encontrar, guarde os resíduos por mais alguns minutos até ter onde os colocar. Vai ver que o ambiente agradece.