Recicla

Vá de fim de semana, mas leve estas cinco boas notícias

Já sabe o que vai fazer no fim de semana? Temos algumas ideias, ou melhor, uma mão cheia de ideias sustentáveis. Um evento a que pode assistir, um livro para ler, um documentário para ver e dois exemplos inspiradores.

Um evento sustentável que não pode perder

Visão Fest Verde 2020

O Visão Fest Verde decorre na Estufa Fria, em Lisboa, este fim de semana

A revista Visão vai colocar em palco, durante dois dias, investigadores, cientistas, ativistas, governantes e convidados para fomentar o debate de ideias, pensar no futuro, na sustentabilidade e no planeta. Um festival que vai também contar com música, performances e animação. A lista de participantes é extensa, mas este não é só um evento para ouvir. Há muito para aprender e fazer. É que, além dos debates, há ateliês sobre plantação, provas de vinho e workshops ao ar livre e com as devidas medidas de segurança. Além de presencial, o evento conta também com uma componente virtual, sendo possível assistir às palestras em streaming através do link:

https://visao.sapo.pt/visao-fest/2020-10-22-assista-aqui-a-emissao-em-direto-do-visao-fest-verde/

O documentário ambiental que está a dar que falar

Documentário da Netflix

Uma Vida no Nosso Planeta

David Attenborough, o conhecido naturalista, conta, em documentário, a evolução da vida no planeta, a par com a sua experiência profissional, e expõe a perda de biodiversidade a que se tem vindo a assistir nas últimas décadas. Ao longo dos seus 90 anos, explorou todos os continentes e documentou a vida em todo o seu esplendor. Produzido em parceria com a organização ambiental global WWF, este documentário transmite uma mensagem de alerta e, simultaneamente, de esperança para as gerações futuras, propondo uma reflexão sobre os desafios que o planeta enfrenta.

Acabou de sair a “Eco Bible”

O livro Eco Bible de Yonatan Neril e Leo Dee

Um livro sobre a bíblia hebraica e os seus ensinamentos ecológicos

Se o hinduísmo é uma religião que inspira os seus seguidores a sentir e a contactar mais com a natureza, o que tem a religião hebraica a dizer sobre o tema? Pode a bíblia falar sobre ecologia? Os rabinos Yonatan Neril e Leo Dee acreditam que sim e mostram, com base em 3500 anos de ética religiosa, como os seus estudiosos abraçavam o cuidado para com o planeta. Contando com cerca de 400 versículos, ensinamentos bíblicos dos rabinos judeus do passado e do presente e a ajuda de cientistas contemporâneos, o livro desvenda ideias e preocupações com a saúde humana, biodiversidade e proteção ambiental, revelando como a religião, incentivava a práticas ecológicas.

Insólito, sustentável e real

Um ginásio feito de sucata

Surgiu esta semana nas redes sociais a notícia de que na Rússia existe um ginásio que foi construído ao ar livre. Os equipamentos foram criados a partir de lixo de ferro velho, proveniente de fábricas antigas e com o recurso a alguma madeira e troncos de árvores velhas que se encontravam no local. A entrada é, claro está, gratuita, sendo apenas pedido aos utilizadores que estimem o espaço e que, se puderem, contribuam para a sua manutenção. Um verdadeiro exemplo de upclycling e reaproveitamento de materiais que iam para o lixo. 

Sustentabilidade a caminho do prato

Em Vila Franca de Xira há uma produção bovina que é natural e ecológica

Chama-se Carne D’Erva. A empresa ribatejana conta com 100 hectares de terreno e cerca de 150 animais. Aqui, o gado pasta livremente ervas de diversas espécies. A sustentabilidade é um dos principais pilares, sendo reconhecida pela possibilidade de autossuficiência alimentar nas pastagens permanentes, no uso eficiente de água, na não utilização de fertilizantes azotados, entre outras medidas. A empresa respeita o equilíbrio dos ecossistemas, é neutra em carbono e não adiciona aditivos hormonas ou antibióticos às rações, permitindo o desenvolvimento do gado de forma natural.