Recicla

Vai querer ler estas cinco notícias no fim de semana

Sabia que as formigas reciclam? E que há diamantes vindos do céu? O melhor mesmo é ler para acreditar. Entre de fim de semana com uma mão cheia de notícias ecológicas. E de propostas, para agora ou para marcar na agenda.

É a vez dos mais pequenos
O Júnior Fest tem como tema o Planeta Terra

Visão Júniro Fest 2020

Com ateliês, desporto, dança, culinária e música, os mais novos vão divertir-se enquanto aprendem e falam sobre o planeta. No dia 14 de novembro, há bons motivos para os manter à frente dos ecrãs: é que o evento vai decorrer online e, além de espaço para debater as problemáticas que a Terra enfrenta, há também oportunidade de participar em aulas de ioga, workshops sobre como ter uma horta em casa, como construir coisas com materiais que já possuímos e ainda aprender mais sobre os animais e sobre o espaço cidral.

As formigas vão salvar o planeta?
Há um livro que explica como

Um livro de Philip Bunting

Sabia que as formigas reciclam? Philip Buting, o autor do livro “As Formigas Vão Salvar o Planeta”, revela como estes pequenos insetos milenares nos podem ensinar a melhorar a nossa forma de vida. Sempre prontas a ajudar o próximo, por maior ou mais pesada que seja a carga. São capazes de transportar coisas com dez vezes o seu peso e recusam o desperdício. Através de ilustrações coloridas e de uma forma simples, este livro introduz aos mais pequenos temas complexos do dia a dia. Aqui fica a sugestão, para um aniversário que esteja à porta ou já a pensar no Natal.

Há diamantes vindos do céu
Chamam-se Sky Diamonds e são feitos a partir de…ar

Foram precisos mais de cinco anos para a técnica estar afinada, mas agora, em poucas semanas, há diamantes a serem produzidos através do carbono atmosférico e da ajuda das energias solar e eólica. A ideia partiu do ambientalista Dale Vince e está a ganhar vida em Gloucestershire, na Inglaterra. Segundo o ambientalista, esta é uma forma mais ecológica de continuarmos a criar coleções de diamantes, mas, em vez de fazermos buracos que se veem do espaço, passamos a fazer diamantes a partir do céu.

O correio está mais ecológico
Os CTT querem reduzir a pegada de carbono

Cargo Bike dos CTT

É certo que já (quase) ninguém se corresponde por carta, mas, com o crescimento do comércio online, cada vez há mais encomendas e elas têm de ser entregues. É o que os CTT fazem, mas querem fazê-lo com sustentabilidade e, por isso, passaram a ter uma frota ecológica, a Green Deliveries, que pretende reduzir a pegada carbónica associada a este processo. A empresa possui, neste momento, 315 veículos elétricos, que apresenta como a maior frota ecológica do país no setor da logística. Apesar de este novo serviço só estar disponível para clientes empresariais, está também a ser testada uma bicicleta do tipo Cargo Bike que possui uma elevada capacidade de carga e que pode vir a integrar-se nas operações de distribuição para encomendas mais pequenas.

Este evento é green e não o vai querer perder
O Green Fest decorre na Faculdade Nova SBE de Carcavelos

GreenFest 2020 transmitido a partir da Universidade Nova SBE

Nos dias 20, 21 e 22 de novembro, vai decorrer em formato digital aquele que é considerado o maior movimento de sustentabilidade do país. Transmitido a partir da Nova SBE de Carcavelos, o evento vai contar com palestras, exposições e outras atividades para celebrar o que de melhor se faz nas vertentes ambiental, social, económica e cultural. Programado antes de a pandemia ter alterado o panorama mundial, o tema central previsto focava-se na “urgência da descarbonização da economia”. No entanto, com a possibilidade de regressar a um novo normal e de “renascer”, tendo em conta os princípios de humanismo, filosofia da natureza aliada ao conhecimento científico, o mote deste festival tornou-se “Retoma Sustentável no Pós Pandemia”.