Recicla

Verde é a cor do Natal? Claro!

Na RECICLA, acreditamos que “o melhor presente do mundo é um mundo melhor”. Todos os gestos contam. E por isso deixamos algumas dicas para tornar este Natal mais “verde”.

Embrulhe os seus presentes de forma sustentável. Ainda não acabou de embrulhar as ofertas deste ano? Pode fazê-lo de forma mais amiga do ambiente. Tal como já sugerimos aqui, pode reaproveitar papel de jornal ou de revistas, por exemplo. Mas também pode experimentar a técnica japonesa Furoshiki, de embrulhar presentes com tecido e dar mais algum uso a roupas antigas que já não estejam em condições de serem usadas.

Não desperdiçar começa antes de cozinhar. Para quantas pessoas vai fazer os seus deliciosos doces ou até mesmo a ceia de Natal? Compre apenas a quantidade de ingredientes necessária, evite fazer doses demasiado grandes e não se esqueça de ser criativo com as sobras. Pode fazer-se “roupa velha” com o bacalhau, “arroz de polvo”, para quem opta por ele na consoada, e até bolachas a partir de bolo rei. Não há desculpas para não pôr os dotes culinários à prova de uma forma sustentável.

Reduzir é outra das formas de tornar o Natal uma quadra mais ecológica. Evitar pratos, talheres e copos descartáveis pode ser a primeira regra a adotar, assim como usar guardanapos de pano em substituição dos de papel. Reduzir na quantidade de luzes acesas pela casa, sobretudo nas divisões em que não está ninguém, e confirmar que não há janelas abertas onde estão aquecedores ligados ou lareiras acesas.

Reciclar é todos os dias palavra de ordem e no Natal a separação das embalagens deve também estar presente. Não se esqueça de colocar o papel de embrulho no ecoponto azul, caso não esteja sujo, as garrafas do vinho servido à refeição devem ir para o ecoponto verde e as embalagens de plástico e de metal, bem como as de bebidas como os refrigerantes, devem ser depositadas no ecoponto amarelo. Mas há mais que pode fazer: colocar de parte o óleo usado das frituras para o levar até ao oleão mais próximo. Se partiu algum prato ou copo, lembre-se que estes materiais devem ir para o lixo comum.

Faça parte da solução: neste Natal ajude o planeta com estes pequenos gestos.