Recicla

Verney: esta marca faz calçado vegan a partir de garrafas de plástico

Cristóvão Soares e Dani Barreiros trabalhavam na área do calçado e cedo perceberam que não queriam compactuar com a crueldade animal associada ao uso de peles nesta indústria. Em alternativa, criaram a Verney, uma marca vegan que usa produtos reciclados

Conheceram-se no mestrado em Economia Industrial na Universidade do Minho e cedo perceberam que juntos iam fazer algo diferente. Ainda chegaram a trabalhar no setor do calçado mais tradicional e foi aí que Cristóvão Soares e Dani Barreiros perceberam que não queriam compactuar com a crueldade animal que implica o uso de peles nesta indústria.

Pensaram em criar uma marca vegan, mas a ideia só passou à ação quando Sara Pinheiro, formada em Marketing, deu o empurrão que faltava para que as ideias dos dois passassem a estar disponíveis ao público.

“É urgente que a sociedade mude os hábitos de consumo que são um dos principais causadores de todas as alterações climáticas a que temos vindo a assistir. Estas mudanças passam também, por fazer escolhas mais conscientes e ecológicas na hora de comprar”, explicam os fundadores. Com isto em mente, criaram a Verney, uma marca de calçado feita sem crueldade animal e que mais recentemente ganhou também uma vertente ecológica.

“Inicialmente usávamos microfibras, um material que permite ter um efeito semelhante à pele, tanto de aspeto como de conforto, mas agora conseguimos essas características a usar materiais como garrafas de plástico, coco, bambu e roupas recicladas”, explica Sara Pinheiro, responsável de marketing da marca.

Há pouco mais de um ano no mercado, a Verney oferece vinte modelos femininos, desde ténis, sapatos, botas e sandálias. “Para o ano vamos apostar em sapatos de salto alto”, revela.

A ideia é que a marca possa ser usada por todos, vegans e não vegans e é por isso que os modelos são simples e sem grandes excentricidades. “De tal forma que há muita gente que não acredita que não usamos pele”, comenta a responsável.

Atualmente, é possível encontrar calçado da Verney no site oficial da marca e nas lojas Couve e Pistácio, em Lisboa, e Sou do Bem e Raiz, em Braga. O objetivo é, em breve, ter um ponto de venda em cada cidade do país.